Catequese

Inspirados na vida de seu patrono e padroeiro da juventude, os fundadores do Lar dos Meninos de São Luiz desde sua fundação se preocuparam com a formação moral e religiosa das crianças assistidas, e esse sempre foi um compromisso assumido por todas as diretorias ao longo desses 100 anos de história do Lar.

Semanalmente todas as crianças participam de encontros de catequese, seguindo a bibliografia sugerida pela Arquidiocese de Curitiba. Os encontros são configurados de acordo com a faixa etária e, complementando o material didático, são apresentados filmes com passagens bíblicas para melhor compreensão pelas crianças.

Conforme descrito em nosso estatuto, o Lar dos Meninos de São Luiz tem por finalidade dar assistência sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião, e por isso os temas na catequese são abordados de maneira ecumênica. Nos pontos particulares da doutrina Católica que divergem de demais igrejas cristãs, as crianças que professam a fé através dessas outras igrejas, ou aquelas que não professam a fé cristã, são alertadas e dispensadas da execução dessas atividades.

Os encontros semanais de catequese têm duração média de 30 minutos para cada turma, e diariamente todas as crianças são reunidas no pátio juntamente com as instrutoras para um momento de oração em comum.

Diácono Valdir Pegoretti, voluntário no Lar dos Meninos de São Luiz